CPMG Ayrton Senna


O que acontece com Britney Spears? De fenômeno adolescente e namoradinha da América a atração pop de proporções estratosféricas, a cantora de 25 anos protagonizou no espaço de uma semana mudanças extremas de visual, raspando sua cabeça e tatuando seu corpo, além de tentativas até agora frustradas de iniciar um tratamento de desintoxicação.


Mas a seqüência de eventos que provocaram abalos na carreira começou no ano passado, com o divórcio do dançarino e aspirante a rapper Kevin Federline, e a conseqüente transformação de Britney em freqüentadora assídua de festas badaladas e em manchetes de tablóide - com flagrantes da cantora sem calcinha ou dando vexames homéricos.


Será a pressão da posição que tem no showbusiness (que, é bom lembrar, outros equivalentes conseguem suportar)? Ou ela, como cantava em seu filme "Crossroads" (2002), deixou de ser garota, mas ainda não é uma mulher ("Im not a girl but I'm not yet a woman")?


Talvez tenha havido um cansaço de ter que representar tudo isso, de ser um ícone de beleza", disse o especialista em imagem Ike Cruz.Em sua opinião, não há falta de assessoria para Britney: "A decisão final é sempre do artista. Não adianta ela ser bem assessorada se ela não pretende seguir os conselhos", afirmou Cruz, que citou o recente pedido de demissão de Felicia Culotta, por muitos anos assistente da cantora.


Joel Rennó Jr., médico do Insituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, concorda sobre a possibilidade de pressão pela figura de Britney no imaginário de seu público.

"Alguns artistas alcançam a fama de modo muito rápido e pagam o preço caro por isso. Da noite para o dia, tornam-se modelos e lançam padrões de comportamentos para os quais não estão estruturados psiquicamente. A visibilidade de suas atitudes os leva a crer que sua capacidade estáa sendo 'colocada em xeque' pela sociedade. Em alguns casos, revelam-se as inconsistências de suas atitudes, questiona-se e busca-se uma coerência para suas atitudes."

Para Rennó Jr., há uma tendência de que as preocupações sobre a busca e a manutenção do sucesso cheguem a todos os níveis da sociedade. "A insegurança em todos os níveis de existência, especialmente daqueles que convivem com a mídia, ainda acentua o desejo de buscar soluções definitivas para obter o sucesso sempre. Dado que essa é uma tendência coletiva, creio que nos revela uma verdadeira necessidade de nossa própria cultura, e não somente dos indivíduos isoladamente."